Biografias

José Augusto Alves Roçadas (1865-1926)

José Augusto Alves Roçadas (1865-1926)
Nasceu em S. Pedro de Vila Real em 6 de Abril de 1865. Assentou praça em 1882 e concluiu o curso de Estado-Maior na Escola do Exército em 1889. Embarcou em 1897, como chefe de Estado-Maior, para a província de Angola, onde serviu até 1900. Regressa ao reino e, em 1902, passa à Índia, para exercer as funções de chefe do Estado-Maior das tropas naquele Estado. Volta a Angola como governador do distrito da Huíla onde a situação militar, depois do desastre do Pembe, além Cunene, em 1904, é muito precária. Durante o seu governo o capitão Alves Roçadas realiza uma série de operações militares, iniciando um plano de ocupação dos territórios do Sul. Depois de exercer, por pouco tempo, o cargo de governador de Macau, Roçadas volta a Angola como governador geral. Em 1910, ao ser proclamada a República, Alves Roçadas, deixa aquele governo. Na metrópole desempanha vários serviços, como chefe de Estado-Maior de grandes unidades e, em 1914, quando são organizadas as duas expedições militares que irão guarnecer as fronteiras de Moçambique e Angola ameaçadas ou já violadas pelos Alemães, é escolhido para o comando da expedição ao sul de Angola. Em Novembro de 1924, tendo prestado provas para o generalato, foi confirmado no seu posto. Morreu a 28 de Junho de 1926.