Biografias

António Xavier Correia Barreto (1853-1939)

António Xavier Correia Barreto (1853-1939)
Nasceu a 5 de Fevereiro de 1853. Assentou praça em 2 de Abril de 1870, como voluntário no RI16. Em 1885 publicou um estudo sobre pólvora que fez com que fosse encarregue de criar munições com pólvora sem produção de fumo. O almirante Cândido dos Reis integrou-o na comissão militar da revolução de 1910. Foi nomeado ministro da Guerra do Governo Provisório, a 5 de Outubro de 1910, cargo que ocupou até à criação do 1º Governo Constitucional, em 4 de Setembro de 1911. Correia Barreto voltou a sobraçar a pasta da Guerra de 1912 a 1913 e em 1922. Em Maio de 1911, foi o responsável político pela criação do 'Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar'. Foi promovido a General em 20 de Junho de 1914 e a 16 de Fevereiro de 1920, foi eleito senador e Presidente do Senado. Exerceu ainda os cargos de Director do Arsenal do Exército, Comandante-Geral da Guarda Republicana e Presidente da Câmara de Lisboa. Morreu em Sintra a 15 de agosto de 1939.