Biografias

Helder Ribeiro (1889-1973)

Helder Ribeiro (1889-1973)
Nasceu em Lisboa a 19 de Junho de 1889. Frequentou a Politécnica e a Escola do Exército. Distingui-se em actividades de propaganda republicana colaborando nas organizações revolucionárias. Na noite de 4 de Outubro de 1910, ainda como jovem tenente, 'acompanhou o Almirante Cândido dos Reis até ao Cais da Viscondessa, onde haviam de tomar um pequeno vapor que os conduziria para um dos cruzadores fundeados no Tejo', distinguindo-se nas movimentações militares que levariam à vitória republicana. Deputado em várias legislaturas desde as Constituintes em 1911, Ministro da Guerra em diversos ministérios e interino dos Negócios Estrangeiros em 1920, sobraçou ainda a pasta da Instrução Pública e do Comércio em 1924. Em 22 de Janeiro de 1927 ascendeu ao posto de coronel. Participou como voluntário na 1ª Guerra Mundial. Esteve preso entre 1926 e 1930 e várias vezes lhe foi imposto a residência fixa fora do continente. Tomou parte activa em campanhas de oposição ao Estado Novo e foi eleito vogal da comissão Central do MUD em 6 de Junho de 1946. Morreu no Porto a 10 de Novembro de 1973.

fms@fmsoares.pt | direccao.casa-museu@fmsoares.pt