Sábado, 14 de Abril de 1900Inaugurada a Exposição Universal de Paris

Inaugurada a Exposição Universal de Paris pelo Presidente francês Emile Loubet. A exposição apresentou as novas conquistas tecnológicas do progresso e uma evocação das mais recentes evoluções técnicas e culturais. Édificada no Campo de Marte, a Exposição de 1900, que esteve aberta durante sete meses, ocupava uma área gigantesca, com grandes pavilhões nacionais e temáticos, que exibiam a novidade da electrificação e em que a construção em ferro ocupava um lugar chave – a que não era alheio o gigantismo da Torre Eiffel, construída dez anos antes. Exibindo produtos das nações industrializadas e, também, da metalurgia e das indústrias de madeira e têxtil de países como a Rússia, o Japão, a Itália e a Hungria, a Exposição dedicava especial atenção à celebração da "acção civilizadora" da França, da Inglaterra e da Holanda em colónias como a Tunísia, Argélia, Daomé, Indochina, Madagascar, Sudão, Índia, Indonésia e Transvaal. Uma das novidades mais apreciadas pelos 47 milhões de visitantes foi a possibilidade de utilização de tapetes rolantes montados sobre estruturas de madeira. Também a Arte Nova, no seu apogeu, foi um dos elementos decorativos predominantes. Celebrava-se a "joie de vivre" do sistema burguês, tecnologicamente avançado e possuidor de um sistema colonial vasto e lucrativo: no seu recinto realizavam-se festas sumptuosas (financiadas por um imposto geral sobre diversões), ao mesmo tempo que se inaugurava o metropolitano de Paris.

ano: 1900 | tema: Cultura
palavras-chave: Expo Torre Eiffel Metro