Terça-feira, 29 de Maio de 1900Início da Guerra dos Boxers na China

Dois missionários britânicos são assaltados em Pequim, morrendo um deles. Anteriormente, já se tinham verificado tumultos em diversas cidades chinesas, de que resultou a morte de numerosos cristãos chineses. As embaixadas ocidentais apresentam um utimatum, dando um prazo de 24 horas para o governo chinês dissolver a "Sociedade dos Boxers", designação depreciativa para a I Ho Chuan ou Sociedade dos Harmoniosos Punhos Justiceiros, considerada responsável pelo crescente clima de hostilidade contra os ocidentais e, em especial, contra os missionários cristãos e os chineses convertidos. Esta Sociedade, que já existia desde o século XVIII, corporizava o ódio aos "diabos estrangeiros", responsabilizados pela destruição da cultura tradicional chinesa e pelo progressivo domínio económico da China pelas potências ocidentais, que faziam do comércio do ópio uma actividade altamente lucrativa e, ao mesmo tempo, um instrumento de dependência de toda a sociedade chinesa. Por outro lado, a fragilidade da dinastia manchu – que seria derrubada onze anos depois com a implantação da República por Sun Yat-sen – estava bem demonstrada com as sucessivas humilhações sofridas (derrota frente ao Japão entre 1894 e 1895, ocupação pela Alemanha, pela Inglaterra e pela França de vários portos, cruciais para o comércio do ópio, arrendamento forçado de Port Arthur e Darien pela Rússia, etc.), ao mesmo tempo que crescia a fome e o desemprego em todo o Império do Meio. Esta situação facilitou a ambiguidade da Corte Imperial, que primeiro reprimiu e, depois, incentivou os ataques desencadeados pelos Boxers contra os estrangeiros e, em especial, tentando limitar o tráfico do ópio, que já custara à China a imposição de diversos tratados injustos, designadamente o que consagrara a cedência de Hong Kong aos britânicos em 29 de Agosto de 1842, assim como a legalização do comércio do ópio e a permissão de propaganda religiosa cristã em todo o território chinês. No dia 31 de Maio, um destacamento militar de pouco mais de 300 homens (da Alemanha, Áustria-Hungria, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia) avançaram sobre Pequim, destruindo facilmente a resistência das tropas chinesas e ocuparam mesmo a Cidade Proibida. A 9 de Junho, é atacada e incendiada a pista de corridas dos estrangeiros em Pequim, originando o protesto dos embaixadores ocidentais e a chamada de tropas estacionadas nas zonas costeiras. No dia seguinte, o bairro das embaixadas está praticamente isolado, com a linha de telégrafo para Tientsin cortada e a artilharia chinesa cercando o bairro, ao mesmo tempo que é nomeado o principe Tuan, aliado dos Boxers, para Ministro das Relações Exteriores. A onze, o conselheiro da embaixada japonesa, Sugiyama, é assassinado quando saíu de Pequim para entrar em contacto com as tropas ocidentais que marchavam sobre a cidade (a coluna Seymour). A 16 de Junho, os ocidentais e os chineses convertidos ao cristianismo refugiam-se no bairro das Embaixadas e na Catedral Pei Tang, onde o bispo Favier se encontra protegido por uma força de marinheiros franceses e italianos. Os Boxers incendeiam largas áreas da cidade, isolando ainda mais os súbditos ocidentais e as representações diplomáticas. A 19 de Junho, o Ministério das Relações Exteriores chinês declara não garantir a segurança das embaixadas ocidentais, dando 24 horas para a sua evacuação para Tientsin. Os diplomatas ocidentais recusam e tentam entrar em contacto com as autoridades chinesas, saindo no dia seguinte o Embaixador alemão, barão von Ketteler, para procurar encontrar-se pessoalmente com o ministro, sendo morto por um soldado imperial. A 14 de Julho, uma expedição internacional, que incluía forças americanas e japonesas, tomou a cidade de Tientsin, na China. Os Estados Unidos da América reafirmam publicamente a política de «porta aberta» na China. Perante o avanço das tropas estrangeiras na libertação das suas representações em Pequim, que durou cerca de três meses, o exército chinês acabou por ceder. Um mês depois, uma força internacional liberta as embaixadas em Pequim. A 22 de Dezembro, as potências ocidentais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Holanda e Itália), assim como o Japão e a Rússia, apresentam uma nota à China impondo as condições para preservar a sua "integridade territorial" – que são aceites pelo decreto do Imperador da China de 27 de Dezembro. A Paz ou Protocolo de Pequim, assinada em 7 de Setembro de 1901, põs fim à revolta boxer, obrigando a China a pagar avultadas indemnizações às grandes potências (cerca de 330 milhões de dólares em ouro), impondo a soberania estrangeira em zonas da capital, entregando numerosos portos à exploração ocidental, abrindo novos tratados comerciais de "porta aberta" com as potências signatárias e proibindo a importação de armamento. A cedência chinesa acentuou a humilhação sentida, abrindo, no entanto, caminho à aplicação de reformas na administração pública, no ensino e nas forças armadas, que haviam sido iniciadas em 1898 por K'ang Yu-wei ("Os 100 Dias de Reforma").

ano: 1900 | tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
palavras-chave: Boxers Sun Yat-sen Hong Kong