Domingo, 14 de Outubro de 1900"A Interpretação dos Sonhos" de Freud

Sigmund Freud publica "The Interpretation of Dreams" ("A Interpretação dos Sonhos"). Foi Freud quem abordou, pela primeira vez, o modo como as forças do inconsciente influenciam o pensamento e o modo de agir. Nascido em Freiberg, Morávia, (hoje Príbor, na República Checa) a 6 de Maio de 1856, desenvolve a sua actividade em Viena, que abandona após a ocupação da Áustria pelos nazis em 1938, partindo para Londres, onde acabou por falecer a 23 de Setembro de 1939. Foi apoiado, desde 1884 pelo médico vienense Josef Breuer nos seus estudos de psicologia e no desenvolvimento da teoria da psicanálise. Com Breuer aprendeu a «cura pela fala» e o uso da hipnose na cura da histeria. De 1885 a 1886, sob a orientação do psicólogo francês Jean Charcot, prosseguiu os seus estudos sobre hipnose em Paris. Foi Charcot quem lhe chamou pela primeira vez a atenção para o facto de os problemas dos pacientes (particularmente das mulheres) serem provocados por questões do foro sexual. Em 1897, inicia a sua auto-análise e diagnostica as suas próprias dificuldades neuróticas, como a ansiedade neurótica, cuja causa era uma acumulação da tensão sexual. Desenvolveu os métodos da associação livre e da interpretação dos sonhos, técnicas básicas da sua teoria da personalidade. Formulou os conceitos de id, ego e superego. Entre os livros que escreveu encontram-se obras como Psicopatologia da Vida Quotidiana (1904), Three Contributions to the Sexual Theory (1905), Textos Essenciais da Psicanálise I, II e III (1909), Totem e Tabu (1913), Ego and the Id (1923), New Introductory Lectures on Psychoanalysis (1933), Moses and Monotheism (1939).

ano: 1900 | tema: Cultura/Saúde
palavras-chave: Freud Psicanálise