Fevereiro de 1906Fundação da Escola Colonial

Criada a Escola Colonial, com o objectivo de formar o pessoal civil da administração dos territórios ultramarinos e do então Ministério da Marinha e Ultramar. Recrutados de início para o Quadro Administrativo, que enquadrava os diferentes níveis da administração territorial, os diplomados da Escola passaram a pouco e pouco a assumir funções administrativas e técnicas nos diferentes serviços que foram sendo criados, no decurso do processo de desenvolvimento e transformação da organização política e administrativa dos territórios coloniais. O nome da escola foi sofrendo alterações em harmonia com a evolução das ideias sobre a política ultramarina e a mudança no plano de estudos. O Curso Colonial inicial teve o plano de estudos alterado em 1919 e passou a designar-se como Curso Geral Colonial, expressamente definido como curso superior. Em 1927 o nome da Escola foi alterado para Escola Superior Colonial, e o curso passou a designar-se como Curso Superior Colonial.

ano: 1906 | tema: Ensino/Questão Colonial
palavras-chave: Escola Colonial Ultramar