Domingo, 5 de Abril de 1908Realização de eleições legislativas

01020304
Realização de eleições legislativas a 5 de Abril de 1908, de que resultou uma Câmara dividida entre regeneradores (62) e progressistas (58), tendo também sido eleitos 7 republicanos, 7 dissidentes progressistas, 9 independentes governamentais, 7 «governamentais», 3 regeneradores liberais e 1 nacionalista. Em Lisboa, os republicanos venceram em 30 freguesias (71% da cidade), elegendo Afonso Costa, António José de Almeida, Alexandre Braga e João de Menezes. Brito Camacho foi eleito por Beja; Estevão de Vasconcelos e Feio Terenas foram eleitos por Setúbal. As eleições foram acompanhadas em Lisboa por violentos confrontos entre a polícia e a guarda municipal, de um lado, e manifestantes republicanos, do outro,que reclamavam a fiscalização das urnas eleitorais. De noite, como o escrutínio ainda não tivesse terminado, parte dos eleitores reivindicaram a guarda das urnas eleitorais. A tropa foi chamada para junto do teatro D. Maria, agindo com extrema violência, designadamente junto às igrejas de S. Domingos e Alcântara e no Rossio. Em Alcântara o problema tinha sido em tudo semelhante, em torno da questão eleitoral, entre republicanos e a polícia. Os distúrbios prolongaram-se pelo dia seguinte, registando-se 14 mortos.

ano: 1908 | tema: Vida Política
palavras-chave: Eleições Partido Regenerador Partido Progressista Partido Republicano