Segunda-feira, 31 de Outubro de 1910Magalhães Lima é triunfalmente recebido em Lisboa

Sebastião de Magalhães Lima, grão-mestre da Maçonaria, chega a Lisboa vindo de Paris, onde integrara a embaixada republicana do Verão de 1910, sendo recebido triunfalmente. É esperado na gare do Rossio por todos os Ministros, pelo Governador Civil, por vários oficiais e pelo Visconde da Ribeira Brava. Não deixaram de estar presentes diversas colectividades como o Grémio Lusitano, a Associação do Registo Civil e a do Livre Pensamento. No largo Camões, crianças entoavam "A Sementeira" bem como "A Portuguesa" e "Maria da Fonte" e a banda da Associação 24 de Agosto toca "A Portuguesa". Formou-se uma enorme manifestação, com "(...) fachos luminosos de variegadas cores, o que dava um aspecto feérico áquela onda humana (...)" (O Século). Magalhães Lima segue no automóvel do ministro dos Estrangeiros, rodeado de praças da Marinha para a Rua do Mundo, onde reside. Por todo o lado se ouvem os acordes do hino, tocado por várias bandas e se veêm bandeiras republicanas. Magalhães Lima discursa das janelas do consultório de Silva passos, na Rua do Mundo, falando também Afonso Costa, António Macieira e Marinha de Campos. Nos dias seguintes continuam as homenagens a Magalhães Lima.

ano: 1910 | tema: Vida Política
palavras-chave: Magalhães Lima Maçonaria Associação do Registo Civil Livre Pensamento