Domingo, 28 de Fevereiro de 1904Criado O Sport Lisboa, ou Grupo Sport Lisboa, antecessor do Sport Lisboa e Benfica

Nos terrenos da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, situados entre a linha férrea Cais do Sodré-Cascais e a sul da casa do Duque de Loulé, realizou-se, entre as 11 e as 12h30, um jogo de futebol que reuniu, entre outros, António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, Daniel dos Santos Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abílio Meireles, Amadeu Rocha e Manuel Goularde. À tarde, na Farmácia Franco, situada na Rua Direita de Belém, nº 147, juntaram-se, além dos participantes no treino, outros adeptos do mesmo desporto que decidiram criar um nova colectividade, reunindo o Football Club, que juntava jovens residentes nessa rua Direita – os célebres "Catataus" – e um grupo de alunos e antigos alunos da Real Casa Pia de Lisboa. Aí nasceu o Sport Lisboa, ou Grupo Sport Lisboa, que, mais tarde, daria origem ao Sport Lisboa e Benfica. Na sua fundação tiveram lugar de destaque António Severino, Cosme Damião, Francisco Calisto, Francisco Reis Gonçalves, Henrique Teixeira, João Inácio Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Augusto de Sousa, Jorge da Costa Afra, José Linhares, Manuel França, Raul Empis e Virgílio Cunha – foi eleito presidente da nova agremiação desportiva José Rosa Rodrigues, tendo como Secretário Daniel Brito e como tesoureiro Manuel Goularde (empregado da Farmácia Franco, que funcionou como primeira sede do clube). "Foi justamente ao espírito de iniciativa de um dos jovens oriundos do Football Club, de seu nome José da Cruz Viegas, major do exército, que se ficou a dever a adopção pelo Sport Lisboa do equipamento vermelho e branco (...). As camisolas terão sido obra do Alfaite Nunes, da rua de Belém, a quem os jogadores as adquiriam directamente." A introdução do futebol em Portugal ficou "a dever-se à acção empreendedora dos irmãos Pinto Basto, em Lisboa, e a José Valle e aos irmãos Azevedo Campos, no Porto". Regressados de Inglaterra com conhecimento do jogo e com uma bola de futebol, rapidamente promoveram a modalidade em todo o país – primeiro, em Cascais e Carcavelos (devido à presença de uma significativa comunidade britânica), mais tarde em Lisboa, nas zonas de Belém, do Campo Grande e de Carnide. O Sport Lisboa realizou o seu primeiro jogo no Campo das Salésias, em 1 de Janeiro de 1905.

ano: 1904 | tema: Desporto
palavras-chave: Benfica Futebol Casa Pia