Sexta-feira, 4 de Maio de 1906Bernardino Machado chega a Lisboa.

Já noite, Bernardino Machado desembarca na estação do Rossio, onde o espera uma grande multidão de apoiantes. De súbito, a polícia, comandada segundo se disse na época, pelos "secretas", carrega violentamente, causando mais de setenta feridos. A 6 de Maio, no Campo Pequeno, a República e Afonso Costa são vitoriados na presença de D. Amélia, de D. Maria Pia e do Infante D. Afonso. "A Rainha D. Amélia chora, em público (...) Diz-se que o Rei raivou. Mas, em carta a Hintze, no dia 7, dizia: «...tenho esperança de que, com firmeza e com paciência, tudo se há-de vencer, e levaremos isto tudo, ainda que lentamente, outra vez a um estado normal; para isso conto eu absolutamente e com a máxima confiança, como deves saber, em ti e no governo a que presides, e para isso também vou tratar de influir em todos aqueles que fôr possível»." (in História do Regimen Republicano em Portugal).

ano: 1906 | tema: Vida Política
palavras-chave: Bernardino Machado Afonso Costa D. Amélia