Quinta-feira, 17 de Junho de 1926Golpe de Estado de Gomes da Costa

Golpe de Estado de Gomes da Costa. Gomes da Costa envia, de Sacavém, uma carta-ultimato a Mendes Cabeçadas: "Exmo. Senhor Capitão de mar e guerra Mendes Cabeçadas Recusou-se V. Exa., sistematicamente, a aceitar todas as plataformas de conciliação para a marcha regular do Governo. Deixou-se perturbar e manietar por influências hostis ao movimento revolucionário que o Exército levou a efeito - não o ignora V. Exa. - com este objectivo único: a dignificação da Pátria e a reabilitação da República. Vejo-me assim dolorosamente coagido a desistir da colaboração de V. Exa. no Governo cuja presidência assumiu, afim de evitar a discórdia que já principiava a fermentar no seio do Exército Português, perturbando o meu comando pela sua acção imprudente e irreflectida, que preparava o fracasso do grande movimento nacional revolucionário de 28 de Maio. Quartel General de Sacavém, 17 de Junho de 1926. O Chefe do Governo General Gomes da Costa"

ano: 1926 | tema: Violência (política)
palavras-chave: Gomes da Costa Mendes Cabeçadas