quinta-feira, 25 de Abril de 1974Forças militares lançam um movimento que conduzirá à queda do regime

00:25 horas: No programa «Limite», da Rádio Renascença, Leite de Vasconcelos dá o sinal para a saída dos quartéis: lê a primeira estrofe de "Grândola Vila Morena", de José Afonso, a que se seguiu a canção. 02:40 horas: Forças da Escola Prática de Engenharia saem de Tancos em direcção á ponte da Golegã /Chamusca para se juntarem às colunas das Companhias de Caçadores provenientes de Santa Margarida. 03:00 horas: A coluna da Escola Prática de Administração Militar toma de assalto a RTP. O tenente-coronel Carlos Azeredo, comandando uma força do Centro de Instrução de Condução Auto l neutraliza o Quartel-General da Região Militar do Porto, onde instala o posto de comando do Movimento no Norte do Pais. Duas companhias do Batalhão de Caçadores 5 cercam o Quartel-General da Região Militar de Lisboa e o Rádio Clube Português. As viaturas do Campo de Tiro da Serra da Carregueira ocupam a Emissora Nacional. 04:20 horas: A Escola Prática de Infantaria toma o Aeroporto da Portela. 04:26 horas: 1° comumcado do MFA lido por Joaquim Furtado aos microfones do Rádio Clube Português. 04:45 horas: 2° comunicado do MFA apelando à desmobilização de possíveis acções militares contra o Movimento. 05:15 horas: 3° comunicado do MFA aconselhando a população a permanecer em casa. 05:45 horas: 4° comunicado do MFA sintetizando o que até aí tinha sido difundido. 06:00 horas: A coluna da Escola Prática de Cavalaria comandada por Salgueiro Maia, chega ao Terreiro do Paço, cortando os acessos ao Banco de Portugal, Rádio Marconi e aos ministérios. Marcelo Caetano refugia-se no quartel do Comando-Geral da GNR no Carmo. 07:00 horas: A coluna da Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas ocupa posições na colina do Cristo-Rei. 07:30 horas: 5° comunicado do MFA no qual a orientação política do golpe é pela 1a vez explicitada. 09:00 horas: A fragata "Gago Coutinho" toma posição em frente da Praça do Comércio, ameaçando directamente as forças comandadas por Salgueiro Maia. 10:00 horas: O brigadeiro Junqueira dos Reis avança com carros de combate M47 de Cavalaria 7 contra as forças da EPC. Salgueiro Maia obtém a adesão de parte das forças até aí fiéis ao regime. 11:30 horas: As viaturas da EPC deslocam-se para o largo do Carmo. As forças aderentes ao Movimento do Regimento de Lanceiros 2, do Regimento de Cavalaria 7 e do Regimento de Infantaria deslocam-se para a Penha de França para cercar o Quartel-General da Legião Portuguesa. 12:00 horas: A fragata "Gago Coutinho" retira-se para o mar da Palha. 12:30 horas: O quartel da GNR encontra-se cercado pelas forças da Escola Prática de Cavalaria. 14:30 horas: 6° comunicado do MFA, no qual se dá conta dos objectivos e posições controlados e do ultimato apresentado para a rendição de Marcelo Caetano. 15:00 horas: Salgueiro Maia recebe ordens do posto de comando para rebentar com os portões do Quartel do Carmo. 18:00 horas: O general Spínola, mandatado pelo MFA para obter a rendição de Marcelo Caetano, chega ao quartel da GNR. 18:30 horas; Chegada do Agrupamento Norte a Lisboa para tomar o Comando da Região Aérea em Monsanto. 19:30 horas: Saída de Marcelo Caetano, Moreira Baptista Rui Patrício e do comandante Coutinho Lanhoso, a bordo viatura militar AMI/Chaimite Bula, em direcção à Pontinha. 19:50 horas: 7° comunicado do MFA, no qual se anuncia a queda do Governo. 20:05 horas: É lida a Proclamação do Movimento das Forças Armadas. 20:30 horas: Chegada do general Spínola ao posto de comando da Pontinha. Fonte: Catálogo da Exposição 25 de Abril – 20 anos, Biblioteca Museu República e Resistência, Lisboa- 1995, pp. 103-104.

ano: 1974 | tema: Vida Política/Violência (política)
palavras-chave: MFA Marcelo Caetano