quinta-feira, 13 de Junho de 1974Conflito entre Spínola e a Comissão Coordenadora do Programa do MFA, tendo Spínola convocado um plenário do MFA procurando obter plenos poderes para a condução do processo político e da descolonização, sendo esta proposta rejeitada

Antagonismo entre o Presidente da República, general Spínola, e a Comissão Coordenadora do Programa do MFA. Spínola convoca um plenário do MFA nas instalações da Manutenção Militar, durante o qual tenta, sem êxito, obter plenos poderes para conduzir o processo político interno e a descolonização. Ao mesmo tempo, os ministros Vasco Vieira de Almeida e Sá Carneiro traçam um quadro negro da situação económica e financeira do País. Sá Carneiro chega mesmo a propor a declaração imediata do estado de sítio como saída para a crise, mas os homens do MFA rejeitam liminarmente a proposta e apenas concedem a Spínola um voto de confiança condicionado.

ano: 1974 | tema: Vida Política
palavras-chave: Spínola Comissão Coordenadora do Programa MFA