Segunda-feira, 8 de Outubro de 1945Na reunião do MUD no Centro Almirante Reis, Mário de Lima Alves apresenta uma reclamação ao Governo, subscrita pelos presentes, que será apresentada dois dias depois

Constituição do MUD - Movimento de Unidade Democrática "na histórica" reunião do Centro almirante Reis. A reunião foi presidida por Barbosa de Magalhães, antigo ministro da I República e professor demitido da Faculdade de Direito de Lisboa, ladeado por Teófílo Carvalho Santos e Afonso Costa (filho). O único orador da noite foi Mário de Lima Alves que apresenta, em nome da Oposição, uma extensa reclamação ao Governo. No final, Fernando Mayer Garção propôs que todos os presentes se solidarizassem com os promotores da sessão e subscrevessem, igualmente, o discurso que acabava de ser lido. A proposta foi aprovada por aclamação. Era o início do MUD e das suas "célebres" listas. No dia 10 o MUD apresenta a reclamação ao Governo e ao Presidente da República, adiamento das eleições por seis meses; preparação de um novo recenseamento eleitorial; autorização para a formação de partidos políticos; lançamento de novos jornais; protecção às liberdades individuais. A primeira sede do MUD foi instalada, provisoriamente, no escritório de advogado de Mário de Lima Alves, na Rua do Ouro n° 101; mais tarde a sede foi transferida para um terceiro andar da Rua da Trindade.

ano: 1945 | tema: Vida Política
palavras-chave: MUD Mário de Lima Alves Reclamação ao Governo