Sexta-feira, 22 de Dezembro de 1972Moção do Conselho de Segurança da ONU reafirmando o direito dos povos de Angola, Guiné, Cabo Verde e Moçambique à autodeterminação e independência, pedindo ao Governo português o fim das operações militares e a abertura de negociações

A Assembleia Geral da ONU aprova uma resolução por 99 votos contra 5 e 23 abstenções, apelando para que todos os Estados e agências das Nações Unidas auxiliem os combatentes da liberdade em territórios coloniais. Poucos dias depois, a 14, aprova uma outra resolução onde se pede o início de negociações entre Portugal e os movimentos nacionalistas. A 22, o Conselho de Segurança da ONÜ aprova uma moção onde reafirma o direito inalienável dos povos de Angola, Guinés, Cabo Verde e Moçambique ^autodeterminação e à independência. pedindo ao (Jovemo português que cesse as operações militares e estabeleça negociações com vista a dar solução aos confrontos.

ano: 1972 | tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
palavras-chave: Moção Conselho de Segurança ONU