Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 1914Gabinete Bernardino Machado

Depois de conseguir ultrapassar dificuldades para conseguir nomes para o seu executivo, Bernardino Machado formou o V governo constitucional, sobraçando a pasta do Interior e a dos Estrangeiros (que a partir de Maio passou para as mãos de Freire de Andrade) e do qual faziam parte o general Pereira de Eça, Augusto Neuparth, Manuel Monteiro, Tomás Cabreira, Aquiles Gonçalves, Lisboa de Lima e Sobral Cid. Era constituído por democráticos e independentes. Tinha como programa a amnistia, a revisão da lei de separação e uma proposta de reforma do estatuto das classes laboriosas. Contava com o apoio dos democráticos, a benevolência dos unionistas e a oposição dos evolucionistas. O gabinete estaria em funções até 23 de Junho, altura em que o executivo será remodelado.

ano: 1914 | tema: Vida Política
palavras-chave: Bernardino Machado Partido Democrático Republicanos Independentes