Quarta-feira, 5 de Dezembro de 1917Questão das subsistências

Na Câmara dos Deputados, Tamagnini Barbosa faz uma interpelação sobre os acontecimentos no Porto e em outras localidades do país, nos dias imediatamente anteriores. Almeida Ribeiro, enquanto Ministro do Interior, relata o que conhece dos acontecimentos no Porto. Foi assaltada a padaria municipal e a população tentou assaltar casas particulares, nomeadamente a casa do presidente da comissão municipal das subsistências. Considera injustificado o movimento provocado por "(…) agitadores, por políticos de má morte e por especuladores." Verificou-se também uma tentativa de assalto da estação de caminho de ferro de S. Bento. O Governador civil chamou em seu auxílio a autoridade militar. Em Ermezinde, Rio Tinto e Gondomar, repetiram-se tumultos e assaltos. Nesta mesma data (3 e 4 de Dezembro) em Odemira, populares, principalmente das classes operárias segundo o ministro, fizeram rebentar petardos, procuraram o presidente da Câmara Municipal do concelho, impondo-lhe a venda de farinhas e cereais por preços inferiores aos fixados na tabela. Não deixa de dizer que "A região de Odemira é uma daquelas em que a propaganda sindicalista mais se tem alastrado, acentuadamente; (…)"

ano: 1917 | tema: Vida Política
palavras-chave: Afonso Costa Subsistências