Domingo, 3 de Março de 1918Saída dos unionistas do Governo

Os Ministros unionistas abandonam o gabinete de Sidónio Pais em desacordo com a linha política seguida e, especialmente, com a forma de eleição do Presidente da República por sufrágio directo. O governo foi remodelado, continuando Sidónio Pais com a Presidência, Guerra e Estrangeiros, entrando Henrique Forbes de Bessa para o Interior; Martinho Nobre de Melo para a Justiça; José Carlos da Maia para a Marinha; nas Finanças, Xavier Esteves; no Comércio, Pinto Osório; nas Colónias, Tamagnini Barbosa; na Instrução, Alfredo de Magalhães, no trabalho, Feliciano da Costa, nas Subsitências e Transportes, Machado Santos e na Agricultura, Fernandes de Oliveira. É importante referir que Martinho Nobre de Melo não era republicano, estando perto do Integralismo Lusitano. Esta crise, que dura até 7 de Março, provoca também dissidências no seio do Partido Unionista.

ano: 1918 | tema: Vida Política
palavras-chave: Partido Unionista Henrique Forbes de Bessa Martinho Nobre de Melo Carlos da Maia Xavier Esteves