Quarta-feira, 7 de Agosto de 1918Manifesto do Partido Republicano

O Partido Republicano Português publica um manifesto sobre matéria de ordem política, financeira, económica e internacional, pretendendo constituir uma base do acordo entre os partidos constitucionais para defesa da República e para a organização da resistência republicana. Embora elaborado pelo Directório do Partido Republicano Português, recolheu o apoio do evolucionismo e do unionismo. João Chagas, no seu "Diário", relata a conversa com Leote do Rego que lhe diz que Álvaro de Castro dirige o empreendimento de tentar derrubar Sidónio Pais. O manifesto representa o compromisso de todos os republicanos de todos os matizes, porque membros de todas as colectividades políticas o assinaram. Programa adoptado: "Constituição de 1911 com o princípio de dissolução que deverá ser imediatamente aplicado (…). Continuação da nossa política internacional ao lado de Inglaterra e dos aliados, como penhor dos nossos direitos como nação livre e independente e da integridade do nosso império colonial; eleições políticas e administrativas dentro do mais curto prazo; entrega de todos os cargos de confiança, civis ou militares, a cidadãos honestos e competentes que sejam republicanos; abolição de todas as leis de excepção, especialmente as que restrinjam a liberdade de pensamento, de reunião, de associação; amnistia para todos os crimes de natureza política ou social, ou delas derivados, não se compreendendo neste número os atentados contra a vida, contra a liberdade ou propriedade dos cidadãos." Trata de "O problema religioso": pleno período de "reacção clerical". Questão aberta à discussão devendo, contudo, ser mantida orientação liberal já conquistada. De Outubro de 1918 a Janeiro de 1919 e segundo Álvaro de Castro assistiu-se ao agremiar todos os elementos de resistência, ao conjugar de forças dos partidos constitucionais. Diz: "(…) nós tínhamos organizado todos os elementos de resistência republicana dos 3 partidos constitucionais e tínhamos conseguido tirar à ditadura todos os elementos valiosos que ela, porventura, ainda contava para atacar a República, juntamente com os monárquicos."

ano: 1918 | tema: Vida Política
palavras-chave: Manifesto Partido Democrático