Terça-feira, 7 de Janeiro de 1919XVIII Governo, presidido por Tamagnini Barbosa.

Forma-se o XVIII Governo, assumindo Tamagnini Barbosa a Presidência. No dia seguinte, profere uma declaração ministerial em que faz a apresentação dos ministros, indicando a sua filiação partidária e/ou linha política. Alfredo de Magalhães pertence à corrente dos velhos republicanos. Cruz Azevedo e Forbes Bessa são do núcleo aguerrido dos oficiais que vinham do golpe dezembrista. Fernandes de Oliveira e Azevedo Neves são monárquicos que o "prestígio" e o "valor" integraram na República. Egas Moniz dispensou apresentações. O general Corte Real é alheio a agrupamentos políticos. O capitão de mar e guerra Sousa Faro é um republicano sem filiação. E indica substituições a que procedeu: Eurico Cameira substitui Forbes Bessa; o tenente coronel Silva Basto substitui Corte Real; Francisco Fernandes substitui Afonso de Melo. Tamagnini Barbosa foi acusado de ceder à pressão política da Junta Militar do Norte no tocante à escolha do ministério.

ano: 1919 | tema: Vida Política
palavras-chave: Tamagnini Barbosa Junta Militar do Norte