Sábado, 28 de Junho de 1919Assinatura do Tratado de Paz com a Alemanha

É assinado em Versalhes o Tratado de Paz com a Alemanha, nele intervindo, pela parte portuguesa, Afonso Costa, que substituíra Egas Moniz à frente da delegação nacional. Afonso Costa conseguiu que ficasse consignado o pagamento de indemnizações referentes aos prejuízos sofridos nas colónias entre 1914 e 1916, antes da entrada de Portugal na guerra. É igualmente adoptado o pacto que institui a Sociedade das Nações. O Tratado de Paz entre as Potências Aliadas e Associadas e a Alemanha trata, no seu artigo XXII, das colónias e territórios que deixaram de estar de estar sob a soberania dos Estados que os governavam. Sendo habitados por povos que não foram considerados capazes de se governarem por si, os países signatários consideram que o bem estar e desenvolvimento destes povos é uma missão civilizacional e acordam em garantias para o cumprimento desta "missão". A tutela destes povos é confiada a nações mais "adiantadas", exercendo-a na qualidade de Mandatárias da Sociedade das Nações. O carácter do mandato é diverso, tendo em conta diferentes circunstâncias tais como o grau de desenvolvimento de cada um dos povos colonizados.

ano: 1919 | tema: Relações Internacionais
palavras-chave: Tratado de Paz Versalhes SDN Afonso Costa Mandatos