Domingo, 18 de Julho de 1920Governo António Granjo

Forma-se o XXVI Governo, presidido por António Granjo, do Partido Liberal. Foram complicadas as negociações para formar Gabinete: António Xavier Correia Barreto desiste, o mesmo acontecendo com Sá Cardoso. Seguem-se Herculano Galhardo, Abel Hipólito e finalmente António Granjo, que constitui novo Ministério, com liberais, reconstituintes e um democrático (Velhinho Correia). Inicialmente contava com um apoio parlamentar razoável. Com a abertura do parlamento em 18 de Outubro, aos adversários do governo junta-se o Partido Democrático. No final de Outubro a sua posição é fragilizada, por não conseguir a aprovação da amnistia e pela disputa acerca dos contratos do trigo e do carvão. Depois de violentas discussões, na Câmara dos Deputados, em Novembro, António Granjo apresenta a demissão colectiva do gabinete.

ano: 1920 | tema: Vida Política
palavras-chave: António Granjo Partido Liberal Partido Reconstituinte Partido Democrático