Maio de 1974Mário Soares, na sua ronda pela Europa, encontra-se secretamente em Bruxelas com Agostinho Neto, Presidente do MPLA

Deslocando-se num avião da TAP para o efeito expressamente fretado pela Junta de Salvação Nacional, Mário Soares toma-se o primeiro mensageiro do dia 25 de Abril na Europa, percorrendo as capitais de países membros da CEE. Nos dias seguintes é recebido em Londres por Harold Wilson e James Callaghan. Em Bona por Willv Brandt, em Roma, por Pietro Nenni e no Vaticano pelo Cardeal Agostino Casaroli. Encontra-se em Helsínquia com os quatro líderes da social democracia escandinava - Olaf Palme (Suécia), Kalevi Sorsa (TÏnIandía). Tygrevie Brateïí fNomega) e Anker Jorgensen (Dinamarca) - para explicar aos Chefes de Estado e de Governo europeus a importância das modificações ocorridas em Portugal. Em Bruxelas tem um primeiro encontro secreto com o presidente do MPLA, Agostinho Neto.

ano: 1974 | tema: Questão Colonial
palavras-chave: Mário Soares Agostinho Neto MPLA