1907Criação da Sociedade de Energia Eléctrica no Porto

Criação da Sociedade de Energia Eléctrica no Porto, "(…) com um capital social de 315 000$00 dividido por 7000 acções de 45$000 réis cada uma, à qual a Companhia do Gás cede o contrato de concessão da iluminação pública e entrega 6800 acções. Com esta operação a Companhias Reunidas de Gás e Electricidade (CRGE), empresa que na altura explorava o fornecimento de gás e electricidade na cidade de Lisboa, que era a maior accionista da Companhia do Gás do Porto passou deter uma posição maioritária na Sociedade Energia Eléctrica do Porto. Nesta sociedade participam também, para além de outros capitais nacionais, capitais estrangeiros, razão porque os seus Estatutos previam a possibilidade de se realizarem reuniões extraordinárias do Conselho de Administração em Paris ou em Bruxelas." (MATOS, Ana Cardoso de, MENDES, Fátima, FARIA, Fátima, CRUZ, Luís, A Electricidade em Portugal. Dos primórdios à 2ª Guerra Mundial, EDP/Museu da Electricidade, 2004).

ano: 1907 | tema: Actividades Económicas
palavras-chave: Electricidade