26 de Março de 1933Divisão das colónias portuguesas

Corre a notícia de que a Alemanha e a Itália tinham proposto ao governo inglês a partilha das colónias portuguesas. O governo português forneceu à imprensa a seguinte nota oficiosa: "Apareceu em jornais estrangeiros a notícia de que, no acordo proposto em Roma ao chefe do governo inglês, se teria feito alusão a qualquer plano que envolveria as colónias portuguesas. O governo está habilitado, por declaração do presidente do Conselho de ministros de Itália, sr. Mussolini, recebida por intermédio do ministro de Portugal em Roma, a informar que nenhuma alusão foi feita às colónias portuguesas no referido projecto de acordo, o qual também não contem nenhuma cláusula referente a política colonial. Esta comunicação foi acompanhada da segurança da lealdade e amizade da Itália, e do interesse pessoal do chefe do governo italiano de estreitar relações com o governo português." (Diário de Lisboa, de 26 de Março de 1933).

ano: 1933 | tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
palavras-chave: Itália Alemanha Mussolini