Quinta-feira, 14 de Julho de 1910Nova tentativa de insurreição republicana

No aniversário da Tomada da Bastilha, reúnem-se Cândido dos Reis, Machado Santos, José Afonso Pala e o capitão de fragata Fontes Pereira de Melo, para decidir uma eventual "vinda da Revolução para a rua" mas, face à inércia do regimento de Caçadores 2, adiam o movimento, que esteve marcado para o dia 16 de Julho, seguindo-se ainda novas tentativas e novos adiamentos. A Comissão de Resistência da Maçonaria organizou um novo plano para a acção civil, a cargo de Simões Raposo, que dividiu a cidade em seis grande comandos, tendo especialmente em vista impedir a concentração de forças da Guarda Municipal, prevendo que os elementos civis seriam armados de bombas e pistolas ou revólveres. O Directório do Partido Republicano sancionou esses planos da Comissão de Resistência, faltando apenas marcar a data.

ano: 1910 | tema: Vida Política
palavras-chave: Cândido dos Reis Machado Santos José Afonso Pala Fontes Pereira de Melo Simões Raposo