1 de Dezembro de 1969Sessão inaugural da X legislatura

Sessão inaugural de 1 de Dezembro. Realiza-se sob a presidência do Almirante Américo Tomás, Presidente da República Portuguesa, acompanhado por Marcelo Caetano, Presidente do Conselho, Luís Supico Pinto, Presidente da Câmara Corporativa, Carlos Monteiro do Amaral Netto, Presidente da Assembleia Nacional, e José Osório Saraiva de Albuquerque, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. O Governo estava igualmente presente, bem como o Cardeal Patriarca de Lisboa, membros do Corpo Diplomático e altas entidades civis e militares. Na sua mensagem, o Presidente da República, considera que os actos eleitorais decorreram com "exemplar civismo". Afirma que "Quando se verificou que era irremediável a invalidez do homem de Estado excepcional com cuja privilegiada inteligência e força de ânimo o País contara à frente do Governo durante cerca de quatro décadas, quando as circustâncias me forçaram, com o coração a sangrar, a exonerar o Doutor Oliveira Salazar da Presidência do Conselho, a Nação provou a sua fidelidade na atitude de respeitoso recolhimento e de dolorido interesse com que acompanhou o transe e na forma como aceitou a sucessão." O sufrágio confirmara à fidelidade às instituições e o "(…) Governo está empenhado em prosseguir, com redobrado vigor, a política de desenvolvimento económico e de promoção social traçada nos planos de fomento, sem afrouxar a defesa do ultramar português." Salienta a resolução de Portugal continuar no Ultramar.

ano: 1969 | tema: Vida Política
palavras-chave: Américo Tomás Marcelo Caetano