Desde a sua inauguração, em 8 de Dezembro de 1996, a Casa-Museu realizou diversas exposições temporárias, articulando-as com as suas actividades culturais.
Destacam-se as exibições de trajes académicos recebidos pelo Dr. Mário Soares em numerosos Doutoramentos Honoris Causa, de chaves municipais oferecidas em inúmeras deslocações em Portugal e no exterior e de modelos de embarcações e instrumentos náuticos - correspondendo ao intuito expresso de levar ao conhecimento público as ofertas recebidas.
Em 1999, foi apresentada uma exposição de caricaturas. Concebida a partir da reprodução, em fac-simile, de caricaturas apresentadas na exposição realizada pela Humorgrafe na Presidência da República, em 1995. Integra também outros trabalhos depositados na Casa-Museu João Soares.
Entre Outubro de 2000 e Janeiro de 2001, a Casa-Museu apresentou a exposição de pintura O Aquário de Papel, de Hein Semke.
Em 28 de Junho de 2002, é inaugurada a exposição temporária "Cultura e Tradição em Timor-Leste", realizada com a colaboração do Centro de Documentação e Divulgação da Cultura de Timor.
Para 2003, a Casa-Museu, em associação com diversas entidades, prepara a organização de iniciativas que comemorem os 125 do nascimento de João Soares e de Afonso Lopes Vieira e da criação da Filarmónica de Cortes.
Foram ainda organizadas outras exposições temporárias:
Exposição de Leonel Moura dedicada a personalidades destacadas da História Contemporânea Portuguesa: "50 Rostos para uma identidade" - início em 30 de Maio de 1997;
Exposição Internacional de Pintura, Serigrafia e Fotografia: "Blue(s) feelings", em colaboração com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Cicularte e Culturforum - 11 de Julho a 10 de Agosto de 1997;
Comemorações dos 119 anos do nascimento de João Soares com uma exposição evocativa subordinada ao tema "João Lopes Soares (1878-1970)". Estas Comemorações integraram, entre outras iniciativas, uma exposição de reproduções das gravuras da obra Quadros de História de Portugal - 17 a 30 de Novembro de 1997;
Comemorações dos 90 anos do maestro Fernando Lopes Graça: "Lopes Graça, 90 anos de seu nascimento", organizada pela Casa Verdades de Faria, Cascais, e que teve colaboração do Orfeão de Leiria e da Academia de Música de Sta. Cecília - 2 a 21 de Dezembro de 1997.