A&B

Reprodução digital de documentos e outras prestações de serviços

Tabela de preços

(em vigor a partir de 1 de outubro de 2019)

Através da plataforma casacomum.org, a Fundação Mário Soares disponibiliza à consulta pública, de forma livre e gratuita, o acesso a toda a documentação nela reproduzida.

A satisfação de pedidos de reprodução em formato digital e a cedência das imagens estão condicionadas à aprovação da Fundação, aplicando-se-lhes a Tabela de Preços a seguir indicada.

Reprodução digital de documentos

Fins Formato Preço por Imagem
até 5 imagens da 6ª à 10ª imagem (-25%) da 11ª a 20ª imagem (-50%) a partir da 21ª imagem (-75%)
Uso Privado Jpg 10,00€ 7,50€ 5,00€ 2,50€
Publicação sem fins Comerciais Tiff 25,00€ 18,75€ 12,50€ 6,25€
Publicação com fins Comerciais Tiff 50,00€ 37,50€ 25,00€ 12,50€
Exposições Tiff 75,00€ 56,25€ 37,50€ 18,75€
Difusão em meios audiovisuais Tiff/Jpg 75,00€ 56,25€ 37,50€ 18,75€

Outras Prestações de Serviços

Execução de pedidos de pesquisas feitas pelos funcionários da Fundação Mário Soares nos acervos

Primeiros 30 minutos Gratuito
1.ª Hora ou fração seguinte 20,00€
2.ª Hora ou fração e seguintes 25,00€

Transcrições (serviço realizado a título excecional)

Por cada linha digitada 6,50€

Consultoria e Apoio Técnico

Valor/hora por cada técnico envolvido Sujeito a orçamento

Termos e Condições:

1. Os valores indicados incluem IVA à taxa legal aplicável;
  2. As reproduções digitais são fornecidas em formato jpg a 200dpi, e/ou tiff, a 300dpi;
  3. Nos casos em que, pelas suas características, o original não permita executar uma reprodução nestas condições, o formato, tamanho, tipo de ficheiro e custos de reprodução e cedência são previamente comunicados ao requerente;
  4. Sempre que o interesse cultural ou científico da publicação sejam devidamente comprovados ou o fim a que a mesma se destina seja a investigação académica, a Fundação poderá considerar uma redução do custo das reproduções ou serviços solicitados;
  5. A cedência de cópias de documentos ou fotografias para fins publicitários é acrescida de uma taxa de €500,00 por unidade;
  6. Sempre que existam direitos de autor sobre os documentos e fotografias a reproduzir, o requerente/utilizador fica obrigado a obter o consentimento prévio do detentor desses mesmos direitos e a liquidá-los junto da(s) entidade(s) que gerirem as respetivas contas;
  7. Após ter sido aprovada a sua reprodução, as imagens cedidas destinam-se exclusivamente ao(s) fim(ns) indicado(s) pelo requerente, não podendo, no todo ou em parte, ser utilizadas ou difundidas por qualquer outro meio ou suporte sem prévia autorização da Fundação;
  8. A publicação e/ou difusão das imagens reproduzidas terá que ser sempre acompanhada da menção dos respetivos créditos fornecidos pela Fundação;
  9. A Fundação Mário Soares reserva-se o direito de ceder as imagens solicitadas apenas quando se encontrarem asseguradas ou cumpridas as condições anteriores.

A presente Tabela de Preços é revista anualmente e a sua justificação fundamenta-se nos investimentos efetuados pela Fundação com a criação das condições exigíveis ao tratamento, preservação e acondicionamento mais adequados aos acervos confiados à guarda da instituição em regime de doação ou depósito, bem como nas despesas incorridas com o funcionamento regular dos seus serviços, designadamente com a execução das reproduções que lhe são solicitadas.

O produto resultante dos serviços prestados pela Fundação constitui, nos termos estatutários, uma receita da instituição que visa contribuir para a sua sustentabilidade.