Sexta-feira, 14 de Maio de 1915Revolução contra a ditadura de Pimenta de Castro

Estala em Lisboa uma revolução contra a ditadura de Pimenta de Castro. A Junta Revolucionária fora organizada no dia antes do golpe e era constituída pelos seguintes democráticos: Sá Cardoso, Norton de Matos, Álvaro de Castro, Freitas Ribeiro e António Maria da Silva (o único civil). Contavam com Leote do Rego como comandante da insurreição na Marinha, força principal na revolta, que sustentou um importante duelo de artilharia. Tinha como objectivo acabar com a "ditadura". Com início na madrugada de dia 14, a insurreição contou com a Marinha, nomeadamente, com a sublevação de marinheiros no Arsenal e com o cruzador Vasco da Gama e outros vasos de guerra. Álvaro de Castro fora para Santarém para suster uma eventual ida de tropas fiéis ao governo para Lisboa. Na capital foi de grande importância a actuação dos revolucionários civis. O governo, que procurara protecção no Quartel do Largo do Carmo, perante a desproporção de forças que não estava a seu favor demitiu-se ao fim da tarde de dia 14. Embora rápida, a "revolução do 14 de Maio" não deixou de ser bastante violenta, sendo de referir a luta dos civis armados contra a polícia. No cômputo final registaram-se cerca de uma centena de mortos e centenas de feridos. Paralelemente assistiu-se a assaltos a estabelecimentos.

ano: 1915 | tema: Violência (política)
palavras-chave: Partido Democrático Sá Cardoso Norton de Matos Álvaro de Castro